Com o aumento da automação em instalações industriais, os requisitos de segurança da máquina estão aumentando, o que também afeta a indústria de embalagens. Por exemplo, devido a uma alteração na norma (EN 1010-1:2004 alterada para EN ISO 12643-4), a intervenção do operador em áreas potencialmente classificadas das máquinas de embalagem deve ser evitada no futuro com PL d em vez de PL b para garantir a maior proteção possível do pessoal.
O desafio consiste em encontrar produtos e tecnologias que não complicam o trabalho nas máquinas e, portanto, reduzem a produtividade. Além disso, as medidas de conversão para conceitos de máquina comprovados devem ser mantidas o mais baixo possível. Às vezes, é difícil encontrar uma solução adequada e econômica entre os produtos de segurança disponíveis no mercado. Aqui, conceitos de segurança individuais com produtos que não sejam de segurança podem servir como uma solução para atingir o nível de segurança necessário. Para uma máquina de embalagem segura, a interferência com a máquina através de compartimentos de caixas vazios (pilhas residuais muito baixas) deve ser evitada de forma confiável. Deve estar sempre disponível uma determinada quantidade de caixas vazias no compartimento da máquina de cartonagem.
A Pepperl+Fuchs oferece uma solução ideal que não é apenas econômica, mas também fácil de integrar. O conceito de segurança baseia-se em dois sensores fotoelétricos da série R100 que garantem o nível de segurança necessário por meio do seu design redundante. Montados na lateral do compartimento, os sensores IO-Link detectam a presença de uma quantidade mínima definida de caixas vazias por meio de uma comparação cruzada. Se a quantidade real de caixas vazias cair abaixo dessa quantidade mínima (o valor limite previamente definido dos sensores), a máquina será desligada.
Com a ajuda dos especialistas em segurança da Pepperl+Fuchs, um conceito de segurança individual é desenvolvido para encontrar uma solução econômica para alcançar um nível de desempenho mais alto. Os custos de aquisição para componentes adicionais são mantidos o mais baixos possível, uma vez que os sensores existentes e o PLC de segurança existente podem continuar a ser utilizados.
O conceito de segurança é criado independentemente da tecnologia. Por exemplo, uma solução baseada em sensores ultrassônicos, em vez de sensores fotoelétricos, pode ser facilmente desenvolvida se as condições ambientais da aplicação exigirem isso.
Além disso, dependendo dos requisitos da aplicação, uma ampla variedade de designs e opções de montagem de todo o portfólio de tecnologia de sensor padrão da Pepperl+Fuchs pode ser acessada. Dessa forma, podem ser desenvolvidos conceitos de segurança sob medida para aplicações individuais.