À medida que o desenvolvimento avança e os benefícios para a indústria de processos se tornam cada vez mais claros, o interesse e a demanda pelo Ethernet Advanced Physical Layer, ou Ethernet-APL para abreviar, vêm crescendo. Mais e mais usuários em todo o mundo entram em contato conosco para obter maiores informações sobre essa tecnologia. Com isso, selecionamos 7 questões chaves que esclarecem e comprovam que o APL é o futuro da indústria de processos.
De fato, todos eles sem exceção, já oferecem Ethernet-APL. Com o nosso dispositivo de campo FieldConnex®, a conexão certa dentro da planta e a comunicação contínua pode ser facilmente realizada—incluindo a seleção de diferentes protocolos.
O primeiro fabricante a anunciar uma instrumentação completa com Ethernet-APL para 2022 foi a Endress+Hauser, e outros nomes ainda estão por vir.
Essa é a questão chave: com acesso de rede universal e sem barreiras à instrumentação em alta velocidade, todas as vantagens que conhecemos do cotidiano com Ethernet pode ser transferido aos requisitos das indústrias de processos:
Uma rede de campo, em conjunto com PROFINET ou Ethernet/IP, além de hardware e software adequados, permite aplicações com fluxos totalmente automatizados com instrumentos de campo. Especificamente, isso significa, por exemplo, que sistemas podem oferecer as seguintes funções e aplicações:
Os nossos especialistas não fazem a demonstração dessa tecnologia em uma demo case comum. A maneira mais fácil de implementar uma configuração de teste com Ethernet-APL é o seu uso em um ambiente real com seu sistema de controle e controlador. Nossos clientes obtém nosso switch e o suporte necessário. Fornecemos nossos dispositivos de campo de nossos fornecedores usuais. E então o teste pode ser feito imediatamente com um controlador PROFINET e dispositivos de campo PROFIBUS PA. Antes de fazer isso, é necessário setar os objetivos. Descreva as expectativas em relação as funções que uma infraestrutura de rede pode ter para facilitar os processos de sua planta e desenvolva um cenário de testes relativos. O NAMUR, usado por muitos usuários, também oferece uma inspiração para isso.
A cíber segurança requer uma abordagem sistêmica. Engenheiros visam cenários de ataque e vulnerabilidade nas redes para proteger contra acessos impróprios e estabelecer medidas de segurança adequadas. Por exemplo: Terceiros que fazem manutenção on-site possuem acesso a áreas específicas num determinado período de tempo—consequentemente, os direitos de acesso são concedidos numa base muito limitada. Em princípio, as redes Ethernet APL são expansíveis para todos os protocolos.
NOA ou NAMUR Open Architecture define o acesso lateral a informação secundária da instrumentação de campo, como configuração, alarmes e diagnósticos. Acessos laterais independentes ao sistema de controle e em paralelo permite que o mesmo não seja afetado e fique altamente disponível para configuração e controle de processos.
NOA define cenários apropriados de aplicação para lidar com a instrumentação, como:
Por isso, NAMUR define o OPC-UA como o protocolo ideal, que é transmitido em paralelo a um protocolo industrial de uma planta de controle. O Ethernet-APL é o link da transmissão de dados que permite uma comunicação paralela diretamente ao dispositivo de campo.