Robôs de limpeza autônomos estão sendo cada vez mais usados em escritórios e shoppings. Após o tempo de fechamento, eles se movem em um padrão de grade definido sobre as áreas do piso a serem limpas. Os obstáculos são detectados e contornados automaticamente. No entanto, a detecção de alguns obstáculos é desafiadora. Por exemplo, portas e paredes de vidro são difíceis de serem vistos pelos sensores ópticos. Superfícies brilhantes e muito escuras também podem ser difíceis de detectar.
Os robôs de limpeza nunca devem colidir com obstáculos, portanto, até mesmo superfícies transparentes devem ser detectadas. O sensor utilizado para proteção contra colisão deve não apenas detectar de forma confiável os obstáculos, mas também emitir o sinal correspondente com rapidez suficiente para que o robô autônomo possa frear ou mudar de direção a tempo. É necessário um campo de proteção completo na direção de deslocamento com uma faixa morta mínima. Se vários sensores forem usados para estabelecer esse campo de proteção, eles não devem interferir uns com os outros.
Sensores ultrassônicos, como as séries 30GM e L2, detectam objetos independentemente das suas propriedades ópticas. Eles detectam com confiança superfícies transparentes, reflexivas e irregulares, bem como superfícies em que a cor pode ser um problema. A detecção não é afetada pelo material ou pela estrutura dos obstáculos. Os dispositivos são compactos; há espaço suficiente para vários sensores, mesmo em robôs de limpeza menores. Dependendo do tamanho da parte dianteira do veículo, os cones de som de um ou mais sensores podem configurar um campo de proteção completo. Os dispositivos são sincronizados automaticamente para que não interfiram no funcionamento uns dos outros. A dimensão do cone de som pode ser parametrizada.
Características técnicas
Série 30GM
Série L2
Os sensores ultrassônicos são projetados para serem extremamente resistentes e confiáveis. A detecção de obstáculos por sensores ultrassônicos não apenas funciona independentemente da estrutura da superfície do obstáculo, mas também não é afetada pelo acúmulo de sujeira ou pelas condições ambientais e climáticas. Por isso, podem ser utilizados em ambientes externos e internos. A instalação e a parametrização são fáceis de executar. A sincronização de vários sensores estabelece um campo sonoro contínuo na frente do robô de limpeza. Os dispositivos atendem a todos os requisitos de qualidade em relação à detecção de objetos e à resistência EMC.