Ao estampar uma folha ou um material em branco, as ferramentas de perfuração podem sofrer avarias. Veja a Fig. 1. Geralmente, essas avarias são difíceis de detectar, pois a perfuração penetra o molde com bastante profundidade, sem uma visão clara, ou retrai imediatamente acima da placa separadora após o curso descendente. Verificar a peça acabada é o melhor método para garantir que uma ferramenta estruturalmente íntegra criou os orifícios pretendidos. Os sensores de visão fazem a distinção entre peças boas e ruins ao comparar a peça recém-estampada com uma imagem “mestre” armazenada. Veja a Fig. 2.
Para garantir que uma peça contendo vários orifícios de perfuração seja corretamente perfurada, variáveis como as dimensões de espaço em branco, o diâmetro do orifício de punção, os requisitos de precisão e a distância de detecção determinem a melhor solução de verificação.
O sensor de visão VOS2000 2-D da Pepperl+Fuchs com resolução de 1280 x 960 pixels e distância focal de 8 mm é a solução ideal para esse tipo de tarefa de inspeção. As ferramentas de visão combináveis do sensor permitem a detecção de recursos, a verificação de integridade, o ajuste de foco mecânico e a verificação da posição do objeto, os quais são essenciais à detecção de ferramentas de perfuração defeituosas. A iluminação de LED integrada do sensor de visão VOS2000 2-D é essencial à avaliação baseada em câmera e garante a verificação ideal de orifícios de perfuração sob as condições mais desafiadoras.
Características técnicas
Com o sensor de visão VOS2000 2-D, é possível detectar rapidamenteperfurações danificadas e interromper a prensa antes que peças estampadas incorretamente sejam misturadas com peças boas.