As folhas do ânodo, cátodo e separador são materiais básicos nas células da bateria. As folhas são enroladas em roletes e agrupadas por meio de um processo de calandragem. Esta é uma operação de alta velocidade e início/parada que requer interação precisa entre cada componente. Para garantir um processo eficaz com tempo mínimo de inatividade da máquina, os roletes usados devem ser trocados de forma precisa no momento certo. Um fator importante aqui é o consumo de material; o diâmetro do rolete retrai durante o desenrolamento. Graças à capacidade de medir o diâmetro dos roletes com precisão, fica mais fácil garantir a substituição dessas peças no momento ideal.
A cor do material no rolo varia. É extremamente escura em certos lugares, mas também pode ter seções reflexivas. A medição do diâmetro de roletes deve ser confiável e altamente precisa, independentemente dessas propriedades ópticas. Além disso, a detecção não deve ser afetada pelas superfícies metálicas da máquina. Por outro lado, a tecnologia de sensor usada não deve causar interferência de EMC. Para evitar danos ao material e desgaste no sensor, a detecção deve ser sem contato.
Os sensores ultrassônicos detectam o objeto-alvo, independentemente das suas propriedades ópticas. O design dos sensores os torna resistentes à contaminação e a condições ambientais adversas. Os sensores não geram interferência de EMC; o modo de detecção não é afetado por interferência eletromagnética. Além da série F42, a série UC18GS é especialmente adequada para a medição contínua de diâmetros de roletes. Essas séries combinam tecnologia ultrassônica de última geração com a opção de comunicação IO-Link. Isso simplifica em muito a parametrização dos sensores e os habilita a fornecer dados adicionais para diagnóstico integrado e otimização de processos, além dos dados de medição de alta precisão.
Características técnicas
É possível usar também esses sensores compactos em espaços confinados. Uma faixa morta de 30 mm especialmente mínima e uma faixa de detecção de 500 mm indicam que é possível montar o sensor em uma ampla variedade de locais. O diâmetro do cone de som pode ser adaptado para a aplicação. Com a sincronização automática, é possível usar até dez sensores simultaneamente em um espaço confinado, sem qualquer interferência ou esforço de parametrização. Além do IO-Link, os sensores são equipados com uma interface infravermelha (IrDA) e botões convencionais para fins de programação: Este último recurso pode ser usado para configuração diretamente no sensor.