Como parte do processo de fabricação de células de bateria, as lâminas do ânodo, cátodo e separador são agrupadas. O material é enrolado em roletes e processado por meio de calandragem. Visto ser esta uma operação de alta velocidade e início/parada, a lâmina que está sendo enrolada no rolete pode se rasgar. Nesse caso, o processo deve ser interrompido imediatamente para evitar falhas de produção e possíveis danos à máquina. Quanto mais rápido o circuito de segurança for acionado, mais rápido e simples será executar as ações corretivas necessárias.
A lâmina que está sendo enrolada no rolete deve ser monitorada continuamente para garantir que está presente e permanece intacta. Qualquer rasgo na lâmina que está sendo enrolada no rolete deve ser detectado imediatamente e informado ao controle de máquinas por meio do sinal relevante. Os rasgos devem ser detectados dentro da mais alta confiabilidade, independentemente das propriedades da lâmina e, frequentemente, em espaços extremamente confinados no interior da máquina. Um princípio de medição sem contato deve ser empregado para proteger o material.
Os sensores fotoelétricos e ultrassônicos podem ser usados para verificar se as lâminas apresentam rasgos. Os sensores de modo difuso das séries R10x e R20x são caracterizados por tempos de reação extremamente curtos e um design especialmente compacto. Os sensores ultrassônicos das séries 18GS e UC-F77 detectam materiais reflexivos e transparentes de forma confiável. Todos esses dispositivos também estão disponíveis com uma interface IO-Link, o que possibilita uma comunicação abrangente até o nível do sensor.
Características técnicas
Sensores de modo difuso R10x e R20x
Sensores ultrassônicos F77 e 18GS
Os sensores do modo difuso detectam rasgos usando um feixe fino de luz que pode ser alinhado com precisão à lâmina, mesmo em espaços extremamente confinados. Os dispositivos são uma solução compacta para aplicações em que o espaço disponível é especialmente limitado. É possível usar os dados de diagnóstico transmitidos via IO-Link para iniciar a limpeza imediata do elemento óptico, conforme necessário. Os sensores ultrassônicos detectam o objeto-alvo, independentemente das suas propriedades ópticas. O design dos sensores os torna resistentes à contaminação e a condições ambientais adversas. Os sensores não geram interferência de EMC; o modo de detecção não é afetado por interferência eletromagnética.