As películas do eletrodo e do separador são enroladas em roletes e montadas via calandragem durante a produção de células de bateria. Esta é uma operação intermitente e de alta velocidade que requer interação precisa entre cada componente. O processo exige que a tensão da teia da película seja o mais constante possível. Um rolete-guia com mecanismo de mola, conhecido como dançarina, compensa as flutuações e ajuda a manter a tensão da teia. O movimento da dançarina deve ser o mais contínuo possível em torno de uma posição central. A medição contínua da posição da dançarina fornece dados importantes sobre o processo e a possível necessidade de correções ou manutenção.
O movimento da dançarina é medidocontinuamente e em alta resolução. A medição é sem contato e prevê um alto nível de confiabilidade. A força e a frequência das flutuações e qualquer desvio da posição central média são registrados com precisão.
Um pino de metal é conectado à dançarina. O pino atua como elemento de amortecimento que se desloca pelo sistema de posicionamento indutivo PMI120-F90. O sensor detecta esses movimentos sem o uso de contato e com um alto grau de precisão. Isso mede com precisão o movimento da dançarina em um espaço de 0,1 milímetro e informa a posição atual em tempo real.
Características técnicas
O sistema de posicionamento indutivo PMI120-F90 não inclui peças móveis e, portanto, é isento de desgaste. O sistema é à prova de contaminação e vibração. O dispositivo está disponível com interface IO-Link como opção. A comunicação IO-Link permite uma parametrização especialmente fácil; além dos valores medidos de alta precisão, os dados podem ser acionados para uso em diagnósticos integrados e otimização de processos.