Na logística de produção e armazenamento, o transporte de mercadorias e peças vem sendo cada vez mais realizado por veículos guiados automaticamente (AGV) e por robôs móveis autônomos (AMR). Eles são carregados e descarregados automaticamente nas estações de transferência onde o veículo deve ter sido previamente acoplado. A única maneira de garantir uma transferência estável e segura do transportador de mercadorias é um processo de acoplamento adequado. Antes de transferir a carga, o veículo e a estação de carga verificam seus identificadores por meio de uma transmissão de sinal confiável.
Quando a carga está sendo transferida, o mecanismo de carregamento pode causar movimentos perigosos. As diretrizes de segurança funcional exigem a verificação de que o veículo esteja mesmo na posição correta na estação de encaixe. Para garantir a segurança dos operadores e a máxima disponibilidade ininterrupta da fábrica, é necessário o uso de um conceito de segurança de Categoria 3 para hardware com uma estrutura de dois canais. Além disso, os veículos individuais e as estações de acoplamento precisam ser identificados de forma confiável, e o sistema deve atender ao nível de desempenho d.
Os acopladores ópticos de dados DAD15 são montados no veículo (emissor) e na estação (receptor), e conectados a um controlador seguro. Eles estabelecem um caminho de comunicação bidirecional entre os componentes, fornecem os dados de identificação e, após a finalização, confirmam que o processo de acoplamento foi executado corretamente. Os pulsos de luz modulados possibilitam a transferência de dados sem contato. A cobertura de diagnóstico necessária é obtida pelo monitoramento dos dados do sensor em ambos os lados de um controlador seguro, para verificação da plausibilidade ou comparação cruzada, e tempo de ciclo.
Características técnicas
O DAD15 oferece um grande ângulo de abertura e uma interface de dados simples que permite a verificação relacionada à segurança, com facilidade. Essa solução oferece uma maneira fácil e econômica de posicionar e identificar os veículos na estação de acoplamento. O DAD15 também é caracterizado por um tempo de ciclo curto, o que significa que a função de segurança pode ser verificada muito rapidamente. O acoplador óptico de dados é uma alternativa robusta aos métodos de transmissão baseados em rádio. A implementação é simples, sem sobrecarga na transmissão.