Um dos problemas com impressoras instaladas em áreas classificadas para fins de controle de qualidade é como recuperar a etiqueta ou o papel da máquina e colocá-los nas mãos do operador. Em aplicações de Zona 1/Divisão 1, isso pode ser muito difícil e inconveniente quando estão envolvidos tipos de proteção à prova de explosão ou à prova de chamas.
A capacidade de imprimir uma etiqueta ou um documento adequadamente durante a operação, sem comprometer a área classificada ao redor da impressora. A impressora deve ser pequena e ocupar um espaço limitado na área. Além disso, muitas impressoras se limitam a um processo ou operação e não pode ser substituídas por outra. Ao converter as impressoras existentes do cliente em impressoras Ex, evita-se um redesenho do fluxo de trabalho que exigiria uma impressora diferente.
A nova solução da Pepperl+Fuchs permite levar uma grande variedade de modelos de impressoras a áreas classificadas com facilidade e segurança. Na maioria dos casos, o modelo de impressora que já foi usado em áreas não classificadas pode ser reutilizado. Ajustes de software demorados são coisa do passado.
As impressoras em um invólucro hermético cheio de ar ou gás inerte são instaladas em uma zona livre de explosão. Se a pressão dentro do invólucro da impressora for pelo menos 50 Pa (~0,5 mbar) maior que a pressão ambiente, misturas explosivas de gás-ar são efetivamente impedidas de entrar no invólucro. Depois de fechar a porta do invólucro e ligar a tensão de alimentação, não deve haver gases explosivos no interior do invólucro. Isso é assegurado por uma fase de “pré-purga” automática, que purga o invólucro com ar ou gás inerte para remover quaisquer gases explosivos que possam estar presentes. Um controlador de tipo de proteção Ex p embutido no invólucro da impressora monitora e controla todas as funções necessárias do invólucro pressurizado e conecta automaticamente a tensão de alimentação a dispositivos não Ex.
A Pepperl+Fuchs garante máxima confiabilidade operacional e consumo mínimo de gás de purga usando o controlador e a válvula de vedação da comprovada marca interna Bebco EPS®. As taxas de vazamento lento, por exemplo, devido ao envelhecimento dos selos do invólucro, bucins etc., são compensadas pela compensação automática de vazamento do sistema de purga. O conceito oferece a maior flexibilidade na realização: vários modelos de impressora, janelas e elementos de operação, como botões para alimentação de linha ou interrupção da impressão, fazem parte da configuração padrão. As interfaces de comunicação podem ser opcionalmente implementadas na solução. Além disso, o nível de enchimento do rolo de etiquetas pode ser facilmente verificado através da janela de visualização. A impressão direta agora é possível em áreas classificadas sem abrir a porta/aba do invólucro. Os modelos podem ser usados no mundo todo, e as versões padrão estão disponíveis com prazos de entrega curtos.