O cliente é uma empresa farmacêutica baseada em pesquisa com cerca de 46.000 funcionários em todo o mundo. É um dos três principais players em seu campo no mercado global. Em sua usina de energia em uma de suas instalações de produção, o atual sistema de controle atingiu o fim de sua vida útil e precisava ser substituído. A comunicação baseada no PROFIBUS PA fornece informações de processo e diagnóstico de instrumentos que também estão instalados em áreas classificadas da Zona 2.
A empresa é conhecida por ser uma das primeiras a adotar novas tecnologias e queria se preparar para a Ethernet-APL a fim de converter sua fábrica para comunicação totalmente digital, de dispositivos de campo a engenharia até sistemas de controle e manutenção. Em outras palavras, a migração para Ethernet-APL foi um passo importante rumo ao futuro.
Eles imaginaram um sistema com complexidade reduzida que garantiria um alto grau de interoperabilidade entre diferentes gerações de tecnologia. Esperavam, ainda, a máxima transparência e uma visão detalhada de todos os aspectos de operação e desempenho, mantendo a independência de fornecedores específicos e soluções legadas. Além disso, a proteção dos investimentos na infraestrutura existente, incluindo a continuidade do uso de dispositivos PROFIBUS PA existentes, precisava ser assegurada. Por fim, uma transição baseada em padrões para um sistema de controle digitalizado de instalações era altamente desejada.
O switch de campo em trilho Ethernet-APL fornece conectividade perfeita e adapta automaticamente a comunicação em cada porta ao PROFIBUS PA ou PROFINET sobre APL, enquanto a interface Web do switch fornece informações sobre a camada de dispositivos e a física. Isso permite que um instalador de dispositivos documente a execução de ordens de trabalho, isto é, o usuário pode verificar a comunicação adequada após a substituição de um dispositivo. A instalação da interface Ethernet-APL serve para preparar todo o sistema para uma transição da comunicação existente do dispositivo para um futuro com insights abrangentes sobre a operação do dispositivo e da fábrica.
Além disso, a Pepperl+Fuchs foi capaz de fornecer uma transição baseada em padrões para um sistema de digitalizado controle de instalação em estreita cooperação com o cliente. A comunicação necessária do dispositivo foi confirmada em um teste de plugue entre o cliente, o fabricante do DCS e a Pepperl+Fuchs, que validou que mesmo dispositivos PROFIBUS PA mais antigos podem se comunicar perfeitamente.
O resultado é um sistema de controle e gestão de ativos onde a interface do usuário é a mesma, independentemente da comunicação utilizada, melhorando a qualidade do serviço e a utilidade das informações fornecidas pelo sistema. O uso contínuo de cabeamento e dispositivos de campo existentes protege o investimento em instrumentação. O caminho de migração agora é perfeito, pois dispositivos Ethernet-APL novos e adicionados podem operar lado a lado usando a mesma infraestrutura de comunicação.
O nível de informação aprimorado permite fluxos de trabalho para manutenção preditiva, ao mesmo tempo que melhora a disponibilidade e o rendimento da instalação, o que deve aumentar significativamente.