Armazenamento confiável e tecnologia de transporte são essenciais para um fluxo constante e eficiente em centros de logística, armazéns e aeroportos. As mercadorias devem ser transportadas de maneira rápida e confiável até o destino. Em armazéns com pé-direito alto, as mercadorias são transportadas por guindastes de empilhamento que percorrem os corredores de estocagem em alta velocidade. Colisões com a máquina de armazenamento e retirada podem ocorrer se as transportadoras de produtos ou as mercadorias nelas se sobressaírem das prateleiras. Em caso de colisão, o processo deve ser interrompido e o dano reparado.
Até mesmo pequenas colisões com o guindaste de empilhamento podem custar tempo e dinheiro. As possíveis fontes de perigo devem ser identificadas em um estágio inicial para evitar colisões de maneira confiável.
O sensor de detecção 2-D LiDAR R2000 é conectado à lateral do guindaste de empilhamento ou à própria prateleira e usa seu ângulo de medição de 360° para monitorar verticalmente o sistema transportador em um raio de até 30 m. Isso permite que ele detecte objetos muito pequenos em sua faixa de detecção. No caso de uma haste de metal saliente, por exemplo, um sinal de comutação interromperá imediatamente o percurso do guindaste de empilhamento. Isso evita colisões e danos.
O sensor de detecção R2000 pode detectar objetos de no mínimo 1 mm com seu eixo de varredura estável, sua resolução angular de até 0,071 graus e seu pequeno ponto de luz. Ele detecta até mesmo objetos pequenos e estreitos de maneira confiável. A configuração é muito simples. Com um software PACTware de fácil utilização, os quatro campos de detecção configuráveis pelo usuário podem ser definidos em uma questão de minutos.