Nas linhas de produção do setor automotivo, homem e máquina trabalham em estreita colaboração em muitos locais, como ao longo das linhas de transporte. Elevadores de tesoura são usados em várias etapas da produção, da construção da carroceria à montagem final. Eles movem as carrocerias dos carros até as alturas de processamento necessárias. Isso permite que os trabalhadores realizem tarefas ergonomicamente e, por exemplo, montem os encaixes internos, assentos, aros e para-choques de acordo com os requisitos do cliente.
A movimentação dos elevadores de tesoura não deve se tornar uma fonte de perigo para as pessoas que trabalham perto deles. Durante a montagem, os elevadores de tesoura se movem automaticamente até a altura de trabalho especificada. As peças do sistema se movem umas contra as outras enquanto os elevadores se ajustam. Para assegurar que os trabalhadores não prendam nenhuma parte do corpo entre as peças do sistema, o trabalho nos elevadores de tesoura só pode ser realizado se os elevadores estiverem travados no lugar. A peça na mesa só pode ser liberada para usinagem quando essa posição final é sinalizada.
Os sensores de segurança indutivos são ideais para detecção confiável da posição final dos elevadores de tesoura. Dois sensores de segurança indutivos NSB15-L2M-2E2-V1-S2D2 podem ser usados para detectar a posição final - um para o estado retraído e outro para o estado estendido. O sensor é compatível com SIL 2/PL d. Seu design compacto permite uma montagem flexível e fácil integração no elevador de tesoura.
Os sensores de segurança indutivos não têm banda morta e, portanto, não precisam de uma distância mínima até o alvo. Atuadores de metal padrão ou uma peça de metal da estrutura de suporte podem ser usados como alvos. Nenhum ajuste precisa ser feito no alvo ou na peça da máquina. O sensor de segurança é certificado pela TÜV e tem altos valores de segurança. Isso significa que ele pode ser diretamente integrado ao circuito de segurança. Além disso, o número de execuções regulares de referência prescritas pode ser reduzido. Em vez de realizar testes de função diários, os intervalos de operação podem ser estendidos em até dois meses.