Os sensores indutivos ainda são a primeira escolha para detectar objetos metálicos. No entanto, os sensores indutivos de proximidade convencionais têm uma coisa em comum: se a distância até ao elemento de amortecimento aumenta, o sensor torna-se mais sensível ao objeto de detecção e o metal que circunda a instalação afeta a distância de comutação. A tecnologia Active Shielding da Pepperl+Fuchs resolve esse problema. Integrada à série VariKont pela primeira vez, a nova tecnologia possibilita altas distâncias de comutação, independentemente das condições de instalação. Isso simplifica o design do equipamento e poupa tempo e dinheiro!
As condições de instalação e o material circundante podem influenciar no campo eletromagnético de um sensor de proximidade. O sensor é pré-amortecido pela instalação, assim alterando a distância de comutação e, com isso, o resultado da medição. Para compensar esses fatores externos, a Pepperl+Fuchs desenvolveu uma nova tecnologia e a integrou à série VariKont pela primeira vez. Sensores indutivos com tecnologia Active Shielding detectam ativamente a situação de instalação e mantêm uma distância de comutação constante, independentemente da situação de instalação e do material circundante. Estão disponíveis em versões com altas distâncias de comutação de 30 mm para montagem embutida e de 50 mm para montagem não embutida. Ambos os modelos são fáceis de instalar e possibilitam longas distâncias até o objeto de detecção. A cabeça do sensor ajustável está equipada com LEDs de canto visíveis de qualquer perspectiva. Isso permite que as verificações de status sejam realizadas a partir de todos os ângulos, independentemente das condições de instalação.
Para manter altas distâncias de comutação, foi integrada uma bobina adicional nos sensores VariKont e VariKont L2. Tal como nos sensores de proximidade indutivos convencionais, a bobina primária é responsável pela detecção do elemento de amortecimento. Enquanto isso, a nova bobina secundária mede o ambiente do sensor, inclusive as condições de instalação e o material circundante. As informações obtidas são usadas para garantir a compensação direta por influências ambientais. Isso simplifica o planejamento do sistema e otimiza o uso de tolerâncias mecânicas.