Em centros de logística modernos em todo o mundo, os materiais agora são transportados por meio de veículos guiados automatizados (AGV), como empilhadeiras automatizadas. Ao mover materiais usando esses AGVs, todas as direções de deslocamento devem ser protegidas de forma confiável para manter o pessoal e os objetos na pista protegidos contra colisões. Pelo menos uma medida de proteção para PL d na direção principal de deslocamento (avanço) e pelo menos uma para PL c nas direções secundárias (lateralmente e ré) são necessárias.
Com transferências de carga, uma medida de proteção para PL d é necessária para o deslocamento reverso automático se os paletes carregados forem coletados ou colocados no solo. Dependendo do centro de logística, a tecnologia de segurança deve ser resistente a influências ambientais, como poeira, sujeira e umidade. A robustez contra as influências do tempo, como vento, chuva e neve, entra em jogo ao dirigir entre os corredores.
Os AGVs devem ser protegidos de forma confiável contra colisões com pessoas e objetos na pista quando estiverem em marcha à ré automática, mesmo se o veículo estiver carregado. O ponto cego na frente dos braços da empilhadeira deve ser fixado na fase imediatamente antes de descer no palete. A certificação de acordo com a norma ISO 13849-1 categoria 3 PL d é necessária para esses requisitos de aplicação. Deve ser possível usar esses dispositivos em espaços confinados e eles devem ser resistentes a influências ambientais, como poeira, sujeira e umidade.
A segurança USi® é o único sistema de sensores ultrassônicos seguros em conformidade com a norma EN ISO 13849 categoria 3 PL d. Ela possibilita o monitoramento confiável de espaços tridimensionais, tornando-a ideal para uso em equipamentos de manuseio de materiais. As unidades de sensor são extremamente pequenas e podem ser livremente posicionadas, o que significa que podem ser retiradas da interface de controle para um posicionamento flexível no espaço extremamente estreito dos braços da empilhadeira. A interface de controle oferece duas saídas OSSD seguras por canal para o campo de proteção ajustável e uma saída de comutação PNP para o campo de aviso.
O campo sonoro elíptico do transdutor ultrassônico tem um ângulo de abertura de ±17° e ±5°. Ele foi otimizado para monitorar uma faixa 3-D e, portanto, ao contrário dos scanners a laser, é perfeito para detectar obstáculos pendurados acima da pista ou que são levantados do chão. Se o sistema de segurança USi® estiver instalado em vários AGVs independentes que cruzam o caminho uns dos outros, a supressão de interferência mútua impedirá que interfiram em suas funções. Portanto, não é necessária uma conexão física entre os sistemas de segurança USi®.
Como o único sensor ultrassônico industrial, a segurança USi® tem certificação de segurança para uso de acordo com a norma EN ISO 13849 categoria 3 PL d. Isso significa que os benefícios da tecnologia ultrassônica em relação aos sistemas ópticos agora podem ser utilizados pela primeira vez para aplicações de segurança. Isso permite que objetos feitos de materiais diferentes sejam detectados de forma confiável. Além disso, o sensor é resistente a influências ambientais, como sujeira, correntes de ar, umidade e fatores semelhantes.