A identificação correta dos objetos incluídos em uma ordem de transporte é um pré-requisito para o funcionamento da intralogística. Isso se aplica à utilização de veículos de transporte autônomos ou tripulados. Essa tarefa pode ser complicada se produtos diferentes estiverem empilhados no mesmo transportador de carga, como em um palete. A atribuição fica mais difícil e o risco de erro ao executar as operações de transporte, além do risco dos respectivos efeitos de tombamento, ficam maiores. Os locais de depósito e produção estão frequentemente sujeitos a condições adversas, o que significa que a tecnologia de sensor utilizada pode ser exposta a altas tensões térmicas e mecânicas. Há pouco espaço disponível dentro e no entorno dos veículos para a instalação dos sensores necessários.
Uma quantidade indefinida de diferentes objetos em um transportador de carga deve ser simultaneamente identificada de maneira confiável. A detecção deve permitir o rastreamento transparente e completo do registro de entrada e de saída de itens no sistema de gestão do armazém. Leituras incorretas devem ser evitadas, especialmente leituras falso-positivas resultantes de intervalos de detecção muito grandes. Também deve ser possível fazer a instalação subsequente em situação de espaço limitado. Os sensores devem ser capazes de suportar tensões térmicas e mecânicas, e não poderão ser afetados por interferências eletromagnéticas. O mesmo se aplica à interferência na transmissão de sinal devido à presença de metais ou líquidos no ambiente ao redor.
O cabeçote de leitura/gravação série F190 é idealmente adequado para ser instalado em veículos, como nos braços da empilhadeira, por exemplo. Por ser um leitor UHF, esse cabeçote tem intervalo de detecção médio de até seis metros e velocidade de leitura muito rápida. Em uma única operação de leitura, o dispositivo pode registrar até 40 diferentes pacotes etiquetados em um palete, usando a detecção de várias etiquetas. Ele conta com compacto invólucro fundido IP67, extremamente robusto. Uma interface Ethernet industrial integrada ou uma interface IDENTControl está disponível para transmissão de sinal.
Características técnicas
Devido à alta potência de transmissão do cabeçote de leitura/gravação F190, as etiquetas podem ser detectadas assim que o veículo se aproxima do transportador de carga, de modo que não ocorra nenhum atraso de carga. A polarização de antena integrada e de comutação automática permite a identificação confiável de etiquetas em posições desconhecidas ou variáveis.