Ao utilizar veículos guiados automaticamente (AGV), a segurança das pessoas na área de condução deverá ser garantida a todo momento. Os veículos são geralmente equipados com sensores LiDAR que monitoram um campo de segurança definido na direção do percurso. Durante a coleta da carga, nos pontos de transferência ou nos gateways, esse campo é personalizado para a situação específica, geralmente usando-se comutação ou desligamento seguro. Além disso, a velocidade do AGV é reduzida em áreas classificadas. Geralmente, os veículos estão sujeitos a condições adversas em ambientes de armazenamento e produção. Isso exige demais da capacidade de carga térmica e mecânica dos componentes usados.
A posição do veículo deverá ser determinada de maneira confiável, especialmente em áreas definidas, para evitar perigos e garantir que o processo de comutação ou de desligamento seja executado corretamente. O dispositivo RFID de leitura/gravação necessário para isso deverá ocupar pouco espaço no AGV e ser fácil de instalar. O dispositivo deverá ser capaz de suportar tensões térmicas e mecânicas, e não poderá ser afetado por interferências eletromagnéticas.
Acopladas em pontos específicos, as etiquetas RFID fornecem dados de posição absoluta precisos, que servem como pontos de referência confiáveis. Elas são detectadas por um leitor de RFID compacto IQT1-FP-R4-V1 a bordo do AGV. O sistema de controle compara o sinal com os dados dos sensores usados para navegação ou monitoramento de campo, e aciona as etapas subsequentes. Usando essa comparação ou uma solução RFID redundante, o nível de segurança exigido pode ser alcançado. O modo de detecção não é afetado por tensão mecânica ou térmica, nem por interferência eletromagnética.
Características técnicas
O cabeçote de leitura/gravação IQT1-FP-R4-V1 detecta a etiqueta dentro de seu intervalo de detecção com o mais alto nível de confiabilidade, até mesmo quando o veículo está em movimento. Ele pode ser usado sozinho ou com uma interface de controle adicional, podendo ser conectado diretamente por meio de sua interface RS-485. Etiquetas muito pequenas, com um diâmetro de 20 mm ou 30 mm, estão disponíveis e podem ser inseridas em um orifício de perfuração simples no solo. Elas podem ser integradas e até mesmo usadas em metal, o que possibilita sua instalação em muitos tipos de superfície, como pisos de trabalho pesado, sem que sua função seja prejudicada.