Os veículos guiados automatizados (AGVs) exigem navegação confiável e controle de movimento seguro. As fases individuais de movimento do veículo podem ser gravadas utilizando uma gama de sensores. Esses dados servem como uma fonte de informações para o sistema de controle do veículo. Em geral, os sensores que atendem aos requisitos de segurança funcional são usados para detectar a direção do movimento. Os AGVs são usados em uma ampla gama de locais, desde instalações convencionais a salas frias em temperaturas muito baixas e áreas externas com condições climáticas adversas.
O sistema de detecção de direção garante que o veículo seja orientado na direção correta de percurso após a partida. É necessário fornecer ao sistema de controle do veículo as informações essenciais para que o veículo possa ser conduzido em segurança e mantenha um curso estável, independentemente do peso e do tamanho da carga. A detecção de direção deve ser confiável e segura, ao mesmo tempo em que não é afetada por influências ambientais. Isso é especialmente importante após a inicialização do veículo ou durante as execuções de referência usadas para verificar a direção do percurso.
Os sensores de segurança indutivos das séries NSB e NSN fornecem dados confiáveis para a detecção de direção. Esses dados são gerados usando o monitoramento segurode posição dos cames em cada eixo de direção no AGV. O sensor detecta o alvo metálico e envia o sinal de comutação correspondente ao sistema de controle. Isso evita ângulos de direção excessivos ao transportar cargas pesadas, por exemplo. Os sensores são capazes de detectar o alvo sem banda morta, o que significa que não é necessária uma distância mínima. A detecção não é afetada por poeira ou sujeira.
Características técnicas
Exemplo para o NSN4-12GH45-2E2-V1-M1-S2D2:
Os sensores estão disponíveis em uma vasta gama de designs e com várias opções de equipamento, como:
Os dispositivos são muito compactos e podem ser facilmente instalados no sistema de acionamento AGV. Uma interface OSSD padronizada e uma documentação de segurança abrangente garantem uma integração rápida e fácil. Ao mesmo tempo, os sensores estão em conformidade com os requisitos de segurança funcional das normas PL d (EN ISO 13849-1) e SIL 2(IEC EN 61508). Estão disponíveis modelos com uma ampla gama de temperatura (de -40 °C a 85 °C) e um elevado grau de proteção (IP68/69). Os alvos de metal padrão são suficientes, sem necessidade de codificação especial. Os característicos valores de segurança elevados permitem uma fácil integração em um ciclo de segurança e limitam os testes de diagnóstico necessários a um por ano.