Os mestres IO-Link permitem uma comunicação eficiente e confiável entre o gerenciamento e os níveis do sensor/atuador. Eles transmitem dados do sensor para sistemas de informação de nível mais alto e também podem receber dados a partir daí.
O novo Mestre IO-Link ICE11 para aplicações baseadas em PLC é compatível com multiprotocolo e agora suporta não só PROFINET, Ethernet/IP e MODBUS TCP, mas também EtherCAT e CC-Link IE Field Basic. Ele pode ser usado no mundo todo em várias áreas de aplicação, como robótica, intralogística e aplicações de controle de movimento.
Os mestres IO-Link são extremamente potentes e podem ser usados para aplicações em tempo real com tempos de ciclo até a faixa de microssegundos, dependendo do protocolo usado. Por exemplo, a variante EtherCAT oferece um tempo de ciclo de aproximadamente 250 µs. Os dispositivos também estão em conformidade com a mais recente norma V1.1.3 para IO-Link, tornando-os particularmente sustentáveis.
O IO-Link fornece segurança adicional por meio dos dados de diagnóstico dos dispositivos conectados. Isso permite o monitoramento confiável das condições e a manutenção preditiva. Devido à sua estrutura robusta e durável, os mestres IO-Link podem ser usados em ambientes industriais adversos. Eles têm grau de proteção (IP69k), alta vibração e resistência a choques, e podem operar dentro de uma faixa de temperatura estendida de -40 °C a +70 °C.