Além dos Mestres ICE1 para aplicações baseadas em PLC, dois outros módulos estão disponíveis para uso em sistemas híbridos e baseados em nuvem: a série de Mestres IO-Link ICE2 (EtherNet/IP) e ICE3 (PROFINET). Esses módulos são compatíveis com os protocolos líderes do setor, incluindo Ethernet/IP, PROFINET e MODBUS TCP, e oferecem uma interface OPC UA, além do protocolo de barramento de campo em tempo real.
A arquitetura aberta da OPC UA (Open Platform Communication Unified Architecture) possibilita a colaboração entre fornecedores independente de plataforma e interoperávelde máquinas na produção, além de permitir a comunicação entre máquinas e sistemas baseados em computador ou na nuvem, tanto em redes fechadas quanto via Internet.
Ambos os Mestres IO-Link vêm com um conceito de configuração totalmente baseado na Web para definir todos os parâmetros do módulo e todos os dispositivos de IO-Link conectados (operação de IODD Web). Portanto, não são necessários softwares adicionais ou um controlador lógico programável (PLC) de nível superior. Ao substituir ou expandir módulos, todas as configurações do módulo podem ser salvas como um arquivo separado e transferidas para um novo dispositivo usando a função de clonagem de módulo. A OPC UA garante uma troca constante de informações em todos os níveis para que os processos nas fábricas possam ser projetados com ainda mais eficiência.
Se os sensores devem gerenciar as tarefas do futuro, eles precisam fazer mais do que simplesmente fornecer dados do processo ao controle da máquina. Os sensores devem ser capazes de se comunicar com todos os diferentes tipos de receptores e enviar e receber dados de e para sistemas de informação de nível superior. Os Mestres IO-Link facilitam a comunicação confiável e eficiente entre os níveis de gerenciamento e de sensor/atuador, pois assumem uma função de gateway entre a Ethernet e o IO-Link. Podem ser conectados diretamente até oito dispositivos IO-Link: quatro canais estão disponíveis para os sensores e quatro para os atuadores. O Mestre IO-Link série ICE1* permite diagnósticos e parametrização integrados, desde o nível de controle até o nível do sensor. Eles são otimizados para aplicações baseadas em PLC. Os tempos de comissionamento também são significativamente reduzidos, principalmente em instalações de produção em larga escala. Com sua funcionalidade multiprotocolo, o Mestre IO-Link ICE11 é compatível com PROFINET, Ethernet/IP, EtherCAT, CC-Link e MODBUS TCP.
Isso significa que o Mestre IO-Link pode ser incorporado de maneira ideal no perfil de requisitos de fabricantes inovadores de máquinas e instalações, formando um componente decisivo do Sensorik4.0®.
Com o Kit de iniciação IIoT e os IO-Link master fáceis de usar da Pepperl+Fuchs, a visualização e análise simples dos dados do sensor se tornam realidade. Conheça as vantagens do IO-Link e experimente a integração perfeita dos dados do sensor IO-Link em seu aplicativo Indústria 4.0.
O kit inclui, entre outros:
Conecte seu painel de software via OPC UA ou MQTT para fácil interpretação de dados em tempo real e inicie a transformação digital de suas fábricas agora mesmo com o novo kit de iniciação IIoT da Pepperl+Fuchs.