Os veículos guiados automatizados (AGVs) estão cada vez mais assumindo o transporte de mercadorias na logística de produção e armazenamento. Eles detectam automaticamente as estações de transferência ativadas e se movem até a posição, possibilitando uma transferência suave da transportadora de mercadorias. O posicionamento preciso é um pré-requisito para etapas subsequentes, como ativar um controlador de porta, estabelecer uma comunicação confiável e acionar o processo de transferência.
O AGV precisa encontrar automaticamente sua posição exata na estação de transferência certa. As etapas a seguir geralmente são relevantes para a segurança; portanto, o posicionamento deve atender aos requisitos de segurança funcional. É absolutamente essencial identificar o AGV com segurança: o veículo certo no lugar certo. Além disso, é necessária uma comunicação confiável entre o AGV e os componentes do sistema, como um controlador de porta automática ou um circuito de parada de emergência. Uma identificação clara e segura é necessária para inicializar essa comunicação entre o veículo e o controlador.
O sistema de posicionamento Safe Position Guided Vision (safePGV) cria a base para o posicionamento seguro e preciso do AGV. O sensor montado no veículo lê os códigos Data Matrix aplicados ao aterramento na posição de encaixe do ponto de transferência. As informações de posição permitem o posicionamento exato do AGV com uma precisão de até 0,2 mm. Isso permite o encaixe lógico do AGV como base para uma transferência suave das transportadoras de mercadorias.
O sinal de segurança do cabeçote de leitura é transmitido ao controlador de nível superior com a identificação do veículo. Cada código Data Matrix individual em um sistema é exclusivo. A posição dos códigos Data Matrix no sistema permite que o AGV seja identificado de forma exclusiva e segura na respectiva seção da instalação. As informações de posição segura do cabeçote de leitura podem servir de base para outras funções relevantes para a segurança humana.
Características técnicas
O sistema é tão compacto quanto resistente. O sensor também pode ser usado em AGVs pequenos, e a fita de código de metal é extremamente estável e durável. A identificação é sem contato. A janela de leitura grande captura uma seção maior de fita com vários códigos a qualquer momento. Isso garante a detecção confiável até mesmo de fitas de rastreamento danificadas ou sujas. O comissionamento rápido e fácil segue o princípio plug-and-play. Ao transmitir a posição Y e o ângulo, os desvios da pista podem ser corrigidos continuamente. A saída da posição X é altamente precisa, com uma precisão de 0,2 mm. O sistema, composto por cabeçote de leitura e código Data Matrix, é certificado para SIL 3 e PL e.