Em indústrias como a engenharia automotiva e mecânica, os veículos guiados automatizados (AGVs) são frequentemente integrados em linhas de produção automatizadas. Por exemplo, eles transportam o chassi ao longo de uma rota predeterminada para as várias estações de montagem. Nessas estações e pontos de transferência, especialmente ao usar robôs, os AGVs são precisamente alinhados para permitir uma interação suave. As pessoas trabalham e se deslocam nas linhas de produção; pode haver muito tráfego de veículos nas proximidades.
A precisão de orientação e posicionamento dos AGVs é um requisito fundamental para o funcionamento tranquilo em toda a linha de produção. Para proteger de forma confiável pessoas e materiais contra encontros indesejados, o posicionamento de AGVs deve ser sempre seguro em termos de funcionalidade. A distância correta entre os veículos individuais também deve ser mantida. O posicionamento seguro deve atender aos requisitos da SIL 3 ou PL e e ser projetado para ser correspondentemente robusto.
O sistema de posicionamento safePGV permite um posicionamento absoluto confiável de acordo com a SIL 3/PL e usando apenas um sensor. A nova tecnologia de segurança combina um dispositivo de leitura 2-D com uma fita de código Data Matrix multicolorida. Portanto, cada código individual já é inerentemente redundante. Os anéis de LED com luz vermelha e azul permitem que os diferentes códigos coloridos sejam lidos. O algoritmo seguro do firmware compara os sinais ópticos. Um controlador de segurança executa uma verificação de plausibilidade independente. Só então os dados são transmitidos ao controlador seguro. Além disso, a grande janela de leitura do sensor pode detectar cinco códigos Data Matrix simultaneamente para garantir uma determinação de posição de ±0,2 mm, mesmo no caso de códigos altamente contaminados ou danificados. Barras de código de metal resistente estão disponíveis para seções da linha que estão sujeitas a tensão mecânica pesada.
Características técnicas
O sensor tem uma ampla faixa de profundidade de foco e pode ser montado a uma distância de até 130 mm da fita de código Data Matrix. A variação de código disponível é suficiente para uma distância de até 100.000 m, o que também pode permitir raios de curva estreitos. As fitas de código podem ser interrompidas por até 75 mm sem afetar o processo de detecção. Além do posicionamento absoluto, o sensor também fornece todos os valores para um controle confiável. Ao transmitir a posição Y e o ângulo, os desvios da pista podem ser corrigidos continuamente. A posição segura X garante a distância de segurança dos AGVs e, portanto, também a proteção das pessoas entre os veículos. O dispositivo compacto também pode ser usado em veículos pequenos; o comissionamento segue o princípio "plug-and-play". O protocolo PROFINET PROFIsafe permite a integração em qualquer controlador de segurança.