As cabeças de leitura WCS em forma de U leem a fita codificadora em aço inoxidável ou laminado fotoeletricamente e sem contato. Diferentes versões estão disponíveis para os usuários, dependendo da aplicação. A versão para ambientes externos, por exemplo, é particularmente robusta, enquanto a cabeça de leitura WCS com aquecimento integrado é ideal para uso em regiões particularmente frias.
As cabeças de leitura possuem controle interno da intensidade da luz, para que possam determinar com segurança os valores de posição, mesmo em condições ambientais adversas e apesar da contaminação. As interfaces RS-485, SSI, CANopen, IO-Link, PROFINET, EtherCAT, Fail Safe over EtherCAT (FSoE) ou EtherNet/IP podem ser usadas para transmitir dados ao controlador.
O WCS comprovado também está disponível para aplicações de segurança. Para isso, duas cabeças de leitura safeWCS/PUS são combinadas com a unidade de avaliação segura (PUS, Unidade de Posição Segura). Esse sistema de posicionamento linear seguro permite a detecção segura da posição e da velocidade até SIL 3 e PL e. Para isso, são usadas duas cabeças de leitura safeWCS/PUS, que são montadas uma atrás do outra na fita codificadora. Para garantir a sinalização redundante independente, uma cabeça de leitura é parametrizada para o movimento de avanço e outra para o movimento reverso. A unidade de avaliação segura processa e avalia os sinais redundantes dos sensores e os transmite a um controlador seguro.
A opção WCS outdoor é uma cabeça de leitura com uma caixa protetora. Foi especialmente desenvolvido para aplicações em ambientes desafiadores. Seu invólucro robusto com grau de proteção IP69 torna a cabeça de leitura resistente a poeira, umidade, impacto e vibração. Isso significa que ele também pode ser usado em ambientes com limpadores de alta pressão ou onde o WCS entra em contato com substâncias como água salgada, ácidos e álcalis.
Em caso de mau funcionamento, a fácil manutenção da cabeça de leitura do WCS é possível porque os LEDs indicadores e o display opcional são fáceis de ler pelo invólucro transparente. Se houver a necessidade de instalar o sistema em espaços reduzidos, as opções de conexão poderão ser organizadas de forma flexível: os conectores podem ser instalados em três locais diferentes.
Para instalações especiais, a Pepperl+Fuchs oferece a cabeça de leitura WCS com uma opção de display. Um display de sete segmentos está embutido na cabeça de leitura. O display pode ser facilmente girado em 180 graus para que os dados fiquem claramente visíveis diretamente na cabeça de leitura quando a instalação fica suspensa ou na vertical. A configuração do sistema e a solução de problemas também foram simplificadas. O monitor pode mostrar o valor da posição atual e as funções de diagnóstico, e pode chamar a atenção para segmentos sujos ou danificados na fita codificadora.
Se uma aplicação necessitar de uma distância particularmente longa, a versão especial do WCS Extended possibilita cobrir uma distância de até 629 m. A montagem e a integração dos dois segmentos da fita codificadora padrão são flexíveis. A cabeça de leitura estendida pode ler a distância prolongada sem programação adicional.
Para temperaturas extremas, a cabeça de leitura WCS com opção de aquecimento é a solução ideal. Um elemento de aquecimento integrado permite uma ampla variedade de temperaturas de funcionamento. Também disponível com a versão externa, ele permite que os sistemas sejam usados em ambientes com temperaturas tão baixas quanto -40 °C. A combinação de um elemento de aquecimento integrado, fornecido por meio da cabeça de leitura, e um invólucro com superfície lisa tornam isso possível. O comissionamento em gelo e neve também é factível e também protege contra o risco de condensação devido a mudanças rápidas de temperatura do frio ao calor.
O portfólio de cabeças de leitura WCS inclui uma opção de velocidade. A cabeça de leitura WCS3B com saída de velocidade usa uma saída de switching adicional para sinalizar que um limite de velocidade foi excedido.