Grande parte da eletricidade verde gerada em todo o mundo vem de turbinas eólicas localizadas em terra ou na costa litorânea dos oceanos. O princípio básico é simples: O vento coloca as pás do rotor da turbina eólica em movimento. Em seguida, um gerador converte a energia cinética do vento em energia elétrica, totalmente isento de emissões de CO2.
A devida tecnologia do sensor é essencial para a operação segura e eficiente de turbinas eólicas. Seja para monitorar vibrações e velocidades rotacionais ou para feedback de posição, a Pepperl+Fuchs oferece um portfólio abrangente de codificadores rotativos, sensores de vibração, sensores de aceleração e sensores de proximidade ideais para condições ambientais adversas em energia eólica.
Os codificadores rotativos incrementais são usados em turbinas eólicas para monitorar a velocidade do gerador ou do rotor. Para turbinas eólicas localizadas perto da costa ou em alto mar, a Pepperl+Fuchs oferece variantes offshore resistentes à corrosão que proporcionam resultados de medição confiáveis sob condições extremas.
Como parte do controle azimutal, os codificadores rotativos absolutos da série ENA58 monitoram a posição da nacela para que ela possa ficar melhor alinhada com o vento. Para o controle de passo, o ENA58 também mede o ângulo da pá do rotor para que as pás do rotor possam ser colocadas em uma posição perfeita para o vento.
Sejam caixas de engrenagens, geradores ou rodas de engrenagem: existem vários componentes giratórios nas turbinas eólicas. O desalinhamento ou os efeitos de atrito podem levar a danos relacionados ao desgaste ao longo do tempo, causando alteração no comportamento da vibração. Os sensores de vibração da Pepperl+Fuchs detectam essas mudanças em longo prazo na velocidade ou na aceleração da vibração. Como resultado, eles possibilitam uma manutenção preditiva e direcionada.
O sensor de aceleração F99 da Pepperl+Fuchs é ideal para monitorar a torre de vibração: Ele registra a aceleração da vibração e a carga atuante na mesma é confiavelmente documentada.
Nossos sensores indutivos são usados em turbinas eólicas, por exemplo, para detectar a posição final das pás do rotor durante o controle de pitch. Para condições ambientais desafiadoras de plantas eólicas, a Pepperl+Fuchs fornece sensores altamente robustos com face sensora de aço inoxidável e range de temperatura extendido. Garantindo uma operação segura e eficaz de turbinas eólicas.