Seja em centros de logística, em instalações de fábrica ou em prédios de escritórios, os AGVs devem detectar seu ambiente com precisão o tempo todo para evitar colisões com pessoas e objetos.
Isso requer o uso de tecnologias especiais. A Pepperl+Fuchs oferece sensores e sistemas exclusivos para essa finalidade, como o sistema de sensor ultrassônico seguro de segurança USI com aprovação de segurança de acordo com a ISO 13849-1 categoria 3 a PL d ou o sensor LiDAR 3-D R2300 com a resolução angular mais alta de sua categoria. Esses e outros sensores permitem uma percepção ambiental precisa e confiável e garantem processos impecáveis ao usar AGVs.
Para evitar colisões, os AGVs devem detectar com segurança as distâncias e os contornos dos objetos em seu ambiente. Para isso, o sensor de visão SmartRunner Explorer 3-D gera nuvens de pontos 3-D de alta resolução. Estes formam a base para mapas tridimensionais em que o controlador determina uma rota sem colisão.
Uso seguro de AGVs para serviços pesados em áreas externas impõe exigências especiais à tecnologia de sensores. As dimensões dos veículos e a grande área de monitoramento associada devem ser levadas em conta, bem como as influências climáticas. Os sensores de radar da Pepperl+Fuchs são ideais para esta tarefa, pois não são muito suscetíveis a interferências causadas por chuva, nevoeiro, vento ou poeira, ao mesmo tempo que oferecem um alcance de detecção de mais de 25 metros.
Durante as operações de coleta de pedidos, veículos de pequena escala, como bots, são usados para transportar os racks necessários pelo centro de logística. O sensor LiDAR 3-D R2300 é compatível com a navegação desses veículos autônomos e oferece proteção confiável contra colisões. Com sua alta resolução angular, ele oferece detecção precisa do ambiente, permitindo que os AGVs levantem e transportem com segurança os racks do depósito até a estação de coleta.
Robôs de limpeza automotores são frequentemente usados em prédios de escritórios e shopping centers. Eles detectam obstáculos automaticamente e os contornam. No entanto, alguns obstáculos, como portas e paredes feitas de vidro, são difíceis de serem detectados por sensores ópticos. Portanto, sensores ultrassônicos da série 30GM ou L2, por exemplo, são usados para detectar objetos de forma confiável, independentemente de suas propriedades ópticas, bem como de condições climáticas, de sujeira e ambiente.
Para garantir que as pessoas fiquem protegidas contra colisões em todas as direções de deslocamento durante o transporte de materiais com AGVs, como empilhadeiras automáticas, os veículos devem ser protegidos de acordo com a ISO 13849-1 categoria 3 a PL d. O USi-safety é o único sistema de sensor ultrassônico do mundo a ter essa aprovação de segurança. Ele permite o monitoramento confiável de espaços tridimensionais.
Na indústria química, tanques com um comprimento de até 20 metros são movidos pelas instalações da fábrica com grandes caminhões industriais sem condutor. No entanto, os tanques longos exigem um raio respectivamente grande nas curvas. Portanto, as áreas laterais dos AGVs em particular devem ser monitoradas para evitar colisões com pessoas durante as curvas. Para esta tarefa, vários sensores ultrassônicos de segurança USi são distribuídos ao longo dos flancos para detectar todos os obstáculos dentro de uma zona de segurança definida. O sistema do sensor ultrassônico é insensível às condições ambiente e, portanto, também é adequado para utilização no exterior.