Ethernet-APL pode ser aplicado a qualquer protocolo Ethernet industrial, como Ethernet/IP, HART-IP, OPC UA e PROFINET. Isso torna a integração muito mais fácil para planejadores, fabricantes e operadores de instalações, já que as passarelas ou outras interfaces de protocolo não são mais necessários para a infraestrutura baseada em Ethernet, o que minimiza consideravelmente o tempo e o custo de planejamento e engenharia. Além disso, o Ethernet-APL utiliza conceitos de infraestrutura existentes: conectores e tipos de cabos para que possam ser reutilizados. Isso protege os investimentos em instalação e instrumentação.
A nova camada física avançada de Ethernet é projetada para suportar qualquer topologia de instalação relevante. Os dois exemplos a seguir são típicos para instalações de processo: um layout de instalação compacto e um layout de instalação de longo alcance.
O comutador de trilho DIN fornece funcionalidade e conexões para a topologia em estrela. Cada instrumento se conecta a uma linha de espigão. O backbone pode ser configurado como um anel redundante. Os usuários escolhem essa topologia para atender aos seguintes recursos e requisitos:
Ethernet-APL para instalações de longo alcance utiliza a topologia de tronco e espigão. Essa topologia pode servir instalações externas, como visto nos setores de petróleo e gás ou águas residuais. O Ethernet-APL conecta-se ao nível superior dentro do gabinete de controle através do comutador de energia. Ele suporta redundância em anel para alta disponibilidade. O comutador de campo fornece a barreira intrinsecamente segura para as saídas de espigão e recebe energia do tronco. Isso é semelhante às soluções FieldConnex® atuais com Power Hubs, FieldBarriers e proteção de segmento.
Os usuários selecionam a topologia de tronco e espigão para atender aos seguintes recursos e requisitos:
Este layout é 100% compatível com a topologia de tronco e espigão popular em instalações de barramento de campo. Ele fornece um caminho para projetos de migração porque o cabo instalado pode ser reutilizado.
O Ethernet-APL suporta a topologia de tronco e espigão, que é um padrão de fato em indústrias de processos que usam comunicação digital e barramento de campo. As instalações existentes de dois fios podem, portanto, ser reutilizadas. Isso não só economiza custos e protege os investimentos, como também reduz significativamente o tempo de instalação. A comunicação multidrop comum com barramento de campo é separada em comunicação ponto a ponto por meio de comutadores, o que significa que possíveis falhas só podem afetar essa conexão individual. A disponibilidade do sistema, portanto, melhora a longo prazo porque a comunicação cruzada é eliminada. A conectividade plug and play também garante que novos dispositivos possam ser integrados de forma rápida e fácil à infraestrutura de barramento de campo existente.
A instrumentação com comunicação PROFIBUS PA pode permanecer no lugar enquanto os comutadores da Pepperl+Fuchs se adaptam à comunicação e ao protocolo e convertem automaticamente os dados do dispositivo em PROFINET. Essa função é baseada na tecnologia de perfil PROXY padronizada, o que habilita esse recurso com qualquer sistema DCS ou controlador que suporte esse perfil.