Em 2018, os principais fornecedores do setor de processos assinaram um acordo, conhecido como "o Projeto APL", para desenvolver a tecnologia Ethernet-APL. Este esforço é apoiado pelas organizações líderes de desenvolvimento de padrões do setor (SDOs), FieldComm Group, ODVA, OPC Foundation e PROFIBUS e PROFINET International. Atuando como líder em tecnologia, a Pepperl+Fuchs fornece 60 anos de experiência nos setores de processos para essa aliança de empresas. O infográfico abaixo mostra uma visão geral das atividades necessárias para definir o Ethernet-APL, desenvolvê-lo e trazê-lo para o mercado.
A comunicação com a camada física avançada de Ethernet é baseada em padrões IEEE e IEC estabelecidos e reconhecidos internacionalmente. Qualquer empresa pode aplicar a Ethernet-APL e usar exatamente os mesmos conceitos ou produtos em qualquer lugar. Isso permite que qualquer equipe padronize seus processos ou documentação em escala global,reduzindo o tempo e o dinheiro gastos em planejamento, engenharia, treinamento, instalação, comissionamento, operação e manutenção de instalações. Essa é uma vantagem decisiva para qualquer fornecedor, operador ou empresa de serviços que faça negócios globalmente.
A padronização global permite que qualquer pessoa participe desse desenvolvimento de mercado, e é por isso que esperamos uma alta taxa de aceitação. Além disso, o teste e a certificação de produtos garantem a interoperabilidade em todos os momentos, permitindo que os dispositivos de qualquer fabricante operem na mesma rede. Assim como dependemos de comunicações Ethernet em casa, no escritório e no chão de fábrica, o Ethernet-APL fornece uma Ethernet para o campo de instalações de processos.