Processos de fabricação eficientes e controles de qualidade confiáveis são essenciais para garantir a paridade de grade de sistemas fotovoltaicos. A Pepperl+Fuchs oferece a tecnologia de sensor industrial certa para a produção automatizada de wafers PV, células PV e módulos PV, mesmo quando se trata de desafios técnicos, como a detecção de wafers solares. Seja em soluções RFID, leitores de código de barras, sensores ultrassônicos ou fotoelétricos: com o portfólio da Pepperl+Fuchs, todas as etapas do processo na produção de sistemas fotovoltaicos podem ser automatizadas.
Devido ao seu revestimento antirreflexo especial, os wafers solares são difíceis de serem detectados pelos sensores fotoelétricos. Os sensores de modo difuso da série ML100 oferecem precisão máxima para essa tarefa exigente: ao contrário dos sensores convencionais, eles funcionam com a tecnologia BlueBeam em vez de um LED vermelho. Para detecção de presença de wafer no menor espaço, os sensores fotoelétricos em miniatura da série R3F com uma banda morta particularmente pequena são a solução ideal.
Na produção de células PV, é necessário garantir que os wafers sejam processados individualmente. Os sensores ultrassônicos IO-Link da série UDC são ideais para o monitoramento de folha dupla: Eles detectam os wafers solares individuais com máxima confiabilidade, sem serem afetados por sua cor ou superfície brilhante.
A tecnologia de sensor ultrassônico da Pepperl+Fuchs também é usada para detectar a presença de wafers PV, células PV e módulos PV. O sensor ultrassônico UC-F77 é caracterizado por seu design compacto e sua banda morta particularmente pequena, que permite a detecção de objetos em curtas distâncias. Além disso, o sensor detecta facilmente objetos coloridos, brilhantes e transparentes.
Para identificar de forma confiável os módulos PV durante as fases de produção, teste e classificação, a Pepperl+Fuchs oferece uma ampla variedade de soluções para identificação óptica. Por exemplo, os leitores de código da série VOS-Ident são ideais para essa tarefa: eles leem todos os códigos comuns 1-D e 2-D com alta confiabilidade, seja em posição parada ou em alta velocidade.
As soluções de RFID da Pepperl+Fuchs garantem a rastreabilidade dos módulos PV ou de contêineres em esteiras transportadoras em todo o processo de fabricação. O cabeçote de leitura/gravação RFID IUT-F190-B40 pode ser integrado rápida e facilmente aos sistemas de TI e OT por sua interface Ethernet industrial e API REST.
Como pioneira e inventora do sensor de proximidade indutivo, a Pepperl+Fuchs oferece um amplo portfólio de sensores indutivos em vários projetos. Na produção de sistemas fotovoltaicos, os sensores de proximidade detectam a posição dos suportes da peça e de outros elementos da máquina durante a montagem automatizada.
Durante todo o processo de fabricação, os codificadores rotativos incrementais são usados para feedback de velocidade e de posição, por exemplo, em esteiras transportadoras ou ao montar módulos PV. O codificador giratório incremental ENI58IL da Pepperl+Fuchs oferece precisão e tolerância particularmente altas à interferência.