Um sensor de campo magnético alterna a uma determinada distância de um material a ser detectado. Essa distância é chamada de "distância de operação". A distância de operação é possivelmente a característica mais importante de um sensor de proximidade. A distância de operação que pode ser alcançada por um sensor de campo magnético depende do tamanho e da densidade do fluxo magnético do ímã atuante. O valor de referência para determinar a distância de operação (sn) é o ímã permanente DM60 como um elemento de amortecimento.
O ímã permanente DM60 tem um diâmetro de 31 mm e uma altura de 15 mm com uma densidade de fluxo de refluência Br de 380 a 400 mT. Com esse ímã permanente, vários sensores de campo magnético da Pepperl+Fuchs alcançam uma distância operacional de 60 mm.
Uma curva de resposta dependente da polaridade é obtida quando a superfície do sensor é atravessada lateralmente. A curva de resposta representa a faixa de detecção do sensor.
Observação: Observe a orientação do ímã permanente.
Uma orientação bipolar do ímã cria uma curva de resposta de dois pontos, um "ponto de alternância duplo", que geralmente não é necessário.
A orientação unipolar do ímã cria uma faixa de detecção central com saliências laterais.
Devido a essas saliências laterais, uma certa distância mínima entre o ímã e o sensor deve ser mantida para caraterísticas de comutação definidas e claras
Distância de operação ("Distância de operação classificada") sn
A distância de operação sn, ou "distância de operação nominal" de acordo com a norma EN 60947-2-5, é uma variável convencional para determinar a distância de operação. Este tipo de distância de operação não leva em consideração as tolerâncias de fabricação ou as alterações causadas por influências externas, tais como a tensão e a temperatura.
Distância de operação efetiva sr
A distância de operação efetiva sr é a distância de operação de um único sensor medida nas seguintes condições:
0,9 · sn ≤ sr ≤ 1,1 · sn
Distância de operação garantida sa
A distância de operação garantida sa é a distância a partir da face de detecção, dentro da qual a atuação do sensor é garantida em condições definidas:
0 < sa ≤ 0,81 · sn
Histerese H
A histerese H é a distância entre os pontos de comutação quando o ímã permanente se aproxima do sensor e se afasta dele novamente. A histerese é especificada em relação à distância de operação efetiva sr. Esta distância é medida a uma temperatura ambiente de +23 °C ± 5 °C e à tensão nominal de operação.
H ≤ 0,2 · sr
A histerese típica dos sensores de campo magnético da Pepperl+Fuchs é de 5% ... 10 % da distância de operação efetiva sr.