Os sensores de 2 fios não têm conexões separadas para o circuito de corrente de carga e a alimentação de tensão. Os sensores NAMUR de 2 fios devem ser operados em um amplificador de interruptor isolado projetado para essa finalidade. Os interruptores de palheta acionados magneticamente são interruptores eletromecânicos e são operados em série para a carga conectada. Os interruptores de palheta podem ser conectados em série ou em paralelo sem restrições.
Os sensores com fios em conformidade com NAMUR (sensores NAMUR) são nomeados de acordo com a User Associação de Tecnologia de Automação em Indústrias de Processo (nome original em alemão: “Normenarbeitsgemeinschaft für Mess- und Regeltechnik der chemischen Industrie”). Trata-se de sensores de dois fios de acordo com a norma EN 60947-5-6 (VDE 0660, parte 212) que possuem uma característica de distância/corrente contínua ou não contínua.
Área 0: área não atuada
Área vermelha entre 0/I: área não permitida do amplificador de comutação
Área I: faixa atuada
Área ≤ 0,15 mA: ruptura do fio
Área ≥ 6,5 mA: curto-circuito
Além disso, a Pepperl+Fuchs oferece sensores NAMUR com características de comutação binária. Os sensores NAMUR com esta característica de saída são marcados com "N0" (características normalmente fechadas) ou "N1" (características normalmente abertas) no código do tipo.
Área 0: área não atuada
Área vermelha entre 0/I: área não permitida do amplificador de comutação
Área I: faixa atuada
Área ≤ 0,15 mA: ruptura do fio
Área ≥ 6,5 mA: curto-circuito
A Pepperl+Fuchs oferece vários amplificadores de comutação para sensores NAMUR usados em aplicações de proteção contra explosão e aplicações padrão.
Observação: Em aplicações de proteção contra explosão, o local de operação do sensor NAMUR intrinsecamente seguro está localizado na área classificada. O amplificador de comutação isolado deve ser instalado fora da área classificada.
Um cabo de sensor revestido em azul identifica visualmente o circuito NAMUR como intrinsecamente seguro.
Exemplo:
Sensores NAMUR são marcados com o seguinte no terceiro bloco da referência do produto da Pepperl+Fuchs:
–N = característica de distância/corrente contínua ou
–N0 = característica de distância/corrente não contínua
Os sensores estão disponíveis nas seguintes funções de elemento de comutação:
Os sensores NAMUR geralmente são conectados a amplificadores de comutação externos que convertem a variação de corrente em um sinal de saída binário.