Fisicamente, os circuitos básicos de um sensor podem ser construídos fundamentalmente com 2, 3 ou 4 fios. Há algumas informações básicas a serem consideradas ao conectar esses sensores.
Os sensores indutivos podem ser conectados em paralelo a outros comutadores mecânicos ou eletrônicos. O seguinte deve ser observado.
Sensor de 3 fios
Em princípio, sensores indutivos em tecnologia de três fios podem ser conectados em paralelo a comutadores mecânicos ou outras saídas do sensor. Uma exceção são os sensores com saída Push-Pull. Esse tipo de sensor não pode ser conectado em paralelo, seja a sensores ou a comutadores mecânicos.
Sensor de 2 fios
Se vários sensores de 2 fios estiverem conectados em paralelo, a soma de todas as correntes residuais flui através da carga e pode impedir que a carga seja desligada. Isso limita o número máximo de sensores indutivos conectados em paralelo na tecnologia de 2 fios.
Quando os sensores de 2 fios são conectados em paralelo aos comutadores mecânicos, a carga pode ser desativada por um curto período.
Sensor de 3 fios
Devido ao atraso de prontidão dos sensores individuais, o tempo de reação aumentará quando os sensores de 3 fios forem conectados em série. Além disso, a tensão de alimentação dos sensores a jusante é sempre mais baixa devido à queda de tensão nos estágios de saída do sensor quando os sensores de 3 fios são conectados em série. A conexão em série de um único sensor de 3 fios a um ou mais contatos mecânicos não é crítica.
Sensor de 2 fios
A conexão em série de sensores de 2 fios é geralmente crítica. Cada sensor requer uma tensão de alimentação específica e uma corrente de alimentação para operação sem falhas. Isso nem sempre é garantido quando vários sensores de 2 fios são conectados em série e podem levar a um comportamento imprevisível.
A conexão em série de um único sensor de 2 fios a um ou mais contatos mecânicos não é crítica. No entanto, o atraso de prontidão do sensor deve ser levado em consideração.
Nota: Geralmente, recomendamos que os sensores indutivos não sejam conectados em série. A interligação de vários sensores por meio de módulos lógicos é preferível em termos de comportamento previsível e função confiável.
Os sensores de 2 fios são operados em série com a carga conectada. Não há conexões separadas para o circuito de carga e o fornecimento de tensão de um sensor de 2 fios.
Os sensores de 3 fios são de fornecimento, tipo "PNP", ou de afundamento, tipo "NPN", com conexões separadas para a fonte de alimentação e para a saída.
Os sensores de 4 fios são sensores de proximidade do tipo de sensor "E" (~3 fios). O uso desses sensores pode manter o número de variantes de sensores em um nível mínimo e, assim, reduzir os custos de armazenamento.
Alguns sensores possuem saídas de contato de relé. Sensores com saída de contato de relé são usados quando altas correntes de carga são necessárias e/ou quando o isolamento galvânico entre o circuito do sensor e o circuito da corrente de carga é necessário.