Alguns sensores possuem saídas de contato de relé. A potência máxima de comutação e o projeto elétrico podem ser encontrados nos dados técnicos de cada sensor.
As informações sobre a vida útil mecânica são de interesse especial nesta versão. Refere-se ao número de ciclos de comutação do contato do relé descarregado. Esse valor também é obtido com carga de contato elétrica baixa. O valor é reduzido para o valor especificado da resistência elétrica na carga nominal nos contatos. Os valores de vida útil são valores MTBF (MTBF = tempo médio de operação entre falhas).
Sensores com saída de contato de relé são usados quando altas correntes de carga são necessárias e/ou quando o isolamento galvânico entre o circuito do sensor e o circuito da corrente de carga é necessário. Como os contatos de relé são sempre acompanhados por massas móveis, a frequência máxima de comutação é limitada a alguns ciclos de comutação por segundo. Isso limita o uso de sensores com contatos de relé a aplicações mais estáticas.
Conexão do sensor - Exemplo
Sensores com saída de contato de relé são marcados com um R no terceiro bloco da referência do produto Pepperl+Fuchs.