Os sensores de 3 fios são de fornecimento, tipo "PNP", ou de afundamento, tipo "NPN", com conexões separadas para a fonte de alimentação e para a saída. Esses sensores são protegidos contra sobrecarga, curto-circuito e polaridade reversa. A corrente residual é insignificante. Para o tipo de sensor PNP, a carga é conectada entre a saída e 0 V. Para o tipo de sensor NPN, a carga é conectada entre a saída e +UB .
NPN | PNP |
---|---|
Dependendo do tipo de transístor de estágio de saída que é usado, os estágios de saída de dissipação são geralmente chamados de estágios de saída NPN. Os estágios finais de alocação são chamados de estágios de saída PNP.
Conexão do sensor - Exemplo
Um tipo especial de sensor de 3 fios de comutação é o sensor com uma saída de corrente digital. Em sua versão padrão, o sensor de 3 fios representa o estado de comutação pelo nível de tensão na saída de comutação. O tipo especial com saída de corrente digital vê que o sensor representa o estado do comutador por uma corrente aplicada. Assim, a saída atua como uma fonte de corrente. Quando não ligado, a saída de comutação aciona uma corrente aplicada de aproximadamente 5 mA através da carga conectada. Quando ligada, essa corrente aumenta para aproximadamente 10 mA.
Uma sensibilidade mais baixa à interferência eletromagnética externa é típica e é considerada uma vantagem desse tipo de saída. Outro benefício é a capacidade de diagnóstico. É possível detectar e avaliar quebras de chumbo e curtos-circuitos de chumbo.
A conexão de um sensor com uma saída de corrente digital é a mesma de um sensor com PNP e saída normalmente aberta. A carga está entre a conexão de saída e o potencial de aterramento.
Os sensores com saída Push-Pull combinam as características de uma saída PNP e uma saída NPN. Estes sensores correspondem ao tipo de sensor E (3 fios), no qual a saída de comutação está equipada com um transístor PNP e NPN. Isso permite que a carga seja conectada entre o cabo de saída e +UB ou -UB .
Sensores com saída Push-Pull são usados pela Pepperl+Fuchs nas seguintes tecnologias:
Esses sensores geralmente são marcados com o seguinte no terceiro bloco da referência do produto da Pepperl+Fuchs:
–E
–EI = tipo especial com saída de corrente digital
–EP = sensores com saída Push-Pull
Os sensores do tipo –E estão disponíveis nas seguintes funções de elementos de comutação:
Esses sensores têm conexões separadas para a fonte de alimentação e a saída analógica. Um sinal analógico proporcional à variável medida pode ser tocado na saída. Os sinais analógicos mais comuns são 4 mA ... 20 mA e 0 V ... 10 V. A variável medida pode ser a distância do objeto, um ângulo de inclinação, um nível de enchimento, uma posição da válvula, um valor de aceleração etc. Muitos sensores indutivos analógicos podem ser parametrizados para que a saída possa ser adaptada de forma ideal às condições da aplicação. Os sensores indutivos analógicos geralmente têm saídas de comutação para valores de limite de sinalização; consulte sensores de 3 fios com saída de frequência para operação de tensão de corrente contínua.
Os sensores desse tipo são marcados com o seguinte na referência do produto da Pepperl+Fuchs:
–I = sensor com saída de corrente ou
–U = sensor com saída de tensão
Esses sensores estão disponíveis nas seguintes versões: