Os sensores indutivos podem ser projetados para atender aos pré-requisitos para uso em áreas especiais.
Requisitos de segurança explicitamente aumentados podem ser aplicados devido a determinados riscos de segurança típicos da instalação, por exemplo, o quadro pode ser definido pela legislação europeia. É o caso da Diretiva 2014/34/UE e a Diretiva Máquina. Os requisitos de segurança também podem ser baseados em requisitos específicos de cada país, como a Certificação obrigatória da China (CCC), a Associação Canadense de normas (CSA) no Canadá e a Underwriters Laboratories Inc. (UL) nos EUA. Para que os produtos sejam usados em determinados ambientes, eles devem ser aprovados para essas áreas de aplicação. Os sensores indutivos podem ter aprovações para CCC, CSA ou UL.
Sensores indutivos podem ser usados em áreas classificadas se tiverem certificação ATEX ou IECEx do seguinte tipo:
Os componentes devem ser marcados de acordo.
Para garantir a integridade da segurança em um loop de segurança de uma fábrica, podem ser usados sensores indutivos de segurança especiais de acordo com a norma IEC 61508 (funcionalmente seguros) e o nível de desempenho (PL d) de acordo com a norma 2006/42/EC. Com o planejamento e a integração adequados no ciclo de segurança de uma fábrica, é possível um nível de integridade de segurança até SIL 2 ou nível de desempenho PL d. Se dois sensores de segurança forem redundantes, até SIL 3/PL e pode ser alcançado.
Os sensores NSB* e NSN* da Pepperl+Fuchs são ideais para esta aplicação.
Os sensores indutivos podem ser projetados para obter a certificação do tipo E1 necessária, que é um pré-requisito para a instalação em veículos rodoviários.